ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

Lição 10 - HONRAR É MAIS QUE OBEDECER

Marcadores: , , ,

LIÇÃO 10– HONRAR É MAIS QUE OBEDECER

PRINCIPIO: Depois de aprender a obedecer é mais importante aprender a honrar.
BASE BÍBLICA: I Samuel 1 e 2  (o líder precisa ler em casa para ter revelação da Palavra para ministrar)
VERSÍCULO-CHAVE: “Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra” Ef.6:2 e 3
ALVO: Ao final da lição as crianças poderão: (Ore por esses objetivos durante a semana)
Entender que a obediência agrada ao coração de seus pais e ao coração de Deus, mas que honrar é mais importante que obedecer.


MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

ORAÇÃO: A equipe deverá ir mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

INTRODUÇÃO: Boa Noite Profetas de Deus! Sejam Bem-Vindos a mais um Dom Kids!!!

NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças.

SURPRESA: A criança que souber falar o versículo de semana passada, ganha uma Surpresa no culto que vem. Efésios 6.1   “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”.

QUEBRA-GELO:
Pergunta: quem tem obedecido aos seus pais? Alguém ainda tem desobedecido? E quem aqui sabe o que é honrar aos pais?

OFERTA:  Ler com as crianças > Ml.3:10. Diga às crianças que devemos obedecer aos mandamentos do nosso Deus e Ele disse que nós devemos levar as ofertas e os dízimos a casa do tesouro que hoje é o prédio da igreja. Devemos ser obedientes e fazer o que Deus ordenou.

LOUVOR:  1. “Obedecer” (CD Amigo de Deus - Ana Paula Valadão) / 2. “Eu quero te obedecer” (Fernandinho) / 3. “Fala Comigo, Senhor” (Radicais kids II)

ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que as crianças crescerão em obediência e em honra aos seus pais.

REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na lição passada com Ofni e Finéias? Que tipo de filhos eles eram para seu pai Eli? E o que aconteceu com eles? Isso mesmo, eles morreram cedo.

CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:

Método: contando História
1º) Introdução: Muito bem, crianças, já falamos sobre obediência. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante também!
2º) Leitura do princípio bíblico e do texto chave:  Para começar vamos ler o texto da bíblia que nos fala sobre a honra: “Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra.” Ef.6:2 e 3 (Líder, leia uma vez na bíblia e mostre que está lendo da bíblia) Repita comigo: Honrar é mais que obedecer! Novamente: Honrar é mais que obedecer!
3º )Explicar o texto

I - HONRAR É TER A INICIATIVA DE  FAZER ALGO DE CORAÇÃO POR OUTRA PESSOA MESMO QUE ESSA PESSOA NÃO TENHA FEITO NADA POR VOCÊ OU ATÉ MESMO, NEM MEREÇA. 
·       Por isso, honrar é mais que obedecer. Mas para honrar não precisa haver nenhuma ordem (ex. sua mãe nem pediu para você jogar o lixo fora, mas você sabe que se fizer isso irá ajudá-la a terminar as tarefas mais cedo, então você toma a iniciativa e joga o lixo fora. É um exemplo bem simples, mas você está honrando sua mãe.
Para honrar alguém, você pode elogiar, dar um presente sem ser aniversário, fazer algo para uma pessoa ou por ela sem que ela tenha pedido nenhum favor...
E você pode perguntar: Mas pra que honrar alguém?

II – DEVO HONRAR PARA QUE EU TENHA DUAS CONSEQÜÊNCIAS NA MINHA VIDA

·       1ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida boa.
O texto que lemos, Ef. 6:2 diz: “Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem...”
Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que vai bem em tudo. Vai bem em casa com a família, vai bem na escola, vai bem em tudo o que fizer.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, não vai bem em casa com a família, não vai bem na escola, e não vai bem em várias situações. Está vendo, talvez agora você entenda porque sua vida não está tão bem assim.

·         Conseqüência: Quem honra tem uma vida longa sobre a face da terra.

E o texto de Ef. 6:2 continua dizendo: “...e sejas de longa vida sobre a face da terra.”

Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que viverá por muito e muito tempo, ou seja, não morrerá cedo, antes do tempo.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, pode ter um fim cedo, pode morrer antes do tempo.
Agora pense o contrário. Pode ser por isso que às vezes sabemos de crianças, ou adolescentes ou jovens que morrem cedo. Pode ser porque não honraram seus pais.
Mas você não precisa se preocupar. É só pedir perdão a Deus por não ter honrado até hoje e passar a honrar e sua vida vai mudar para sempre.

APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  

Tudo na vida é uma questão de: DECISÃO!  (Você é quem decide se vai obedecer ou desobedecer.)
E toda decisão tem uma: CONSEQÜÊNCIA!  (Você tem que saber que tipo de conseqüência vai ter na sua vida.)

Você tem que viver uma vida de obediência.
Mas você precisa também viver uma vida de honrar aos seus pais todos os dias se quiser ter uma boa vida e também ter uma longa vida.
Mesmo que você não more com os pais, você precisa honrar aqueles que são substitutos dos seus pais.

CONTEXTUALIZANDO:
Encenação: Criar uma encenação atual dessa mensagem  sobre honra com as próprias crianças. Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos viver uma vida de honra.

APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida viver uma vida honrando seus pais (coloque como fundo musical)

MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use a bíblia gigante para pôr o versículo dentro e cada criança vem à frente, segura a bíblia e lê o versículo uma vez e depois fala sem ler. Faça com várias crianças.

HORA DE BRINCAR (mesma brincadeira do quebra-gelo)
NOME DA BRINCADEIRA: Seu chefe mandou - O líder é o chefe e ele deve dar ordens para que todos obedeçam. As ordens podem ser engraçadas. Ex.: Seu chefe mandou todos ficarem em pé. / Seu chefe mandou todos coçarem a cabeça. / Seu chefe mandou todos darem uma voltinha dizendo: Eu sou feliz! /  Seu chefe mandou todos pularem num pé só. Etc.
Moral: Dizer que isso era só uma brincadeira, mas que na vida real também temos que cumprir ordens, e que é sempre bom e melhor para nós obedecermos as ordens daqueles que nos querem bem. Assim como você não pediu nada de ruim, também será assim com eles. Mas honre seus pais!

BRINDE
CD gravado com as músicas sobre obediência.
Colar etiqueta do versículo no envelope do Cd

7 comentários:

  1. Claudia Dupas disse...:

    Ótima lição!!! Mto completa e fácil de entender! Parabéns!

  1. Unknown disse...:

    Me ajudou muito. Obrigada por compartilhar o conhecimento. Que o Senhor os use cada vez mais.

  1. Unknown disse...:

    obrigada por compartilhar algo tão bom como essas lições. Deus os abençoe mais.

  1. Unknown disse...:

    Obg pelo ensinamento de forma tão simples..creio q será de grande valor na vida das nossas crianças.

  1. Unknown disse...:

    Maravilha! Amei irei ministar pra as crianças no cultinho infantil .😍😍

  1. Unknown disse...:

    Gostei muito achei bem interessante. Irei ministrar na célula infantil.

  1. Nilza disse...:

    Muito enriquecedor, vou passar para as crianças do ministério q eu congrego.

Postar um comentário

Faça ARTE!!