ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

Escala - Prédio 1

Escala - Prédio 1

Capacitação

Capacitação

LIÇÃO 25 – DANIEL E SEUS AMIGOS NA FORNALHA DE FOGO

Marcadores: , , ,


LIÇÃO 25 – DANIEL E SEUS AMIGOS NA FORNALHA DE FOGO

PRINCÍPIO: Confiar é acreditar que Deus pode proteger você.
VERSÍCULO: “Tu detestas os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança”.  Salmos 31:6
ALVO: Mostrar que quando confiamos só em Deus, Ele nos guarda de todo perigo.

MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!) Olá galera  dos Radicais Kids! Quem está feliz aqui diga: Amém!!!  Que bom que você está feliz porque hoje nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!

NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.

SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito.(Atenção: Só deve ganhar o pirulito a criança que souber falar o versículo. É um incentivo para que elas memorizem.) “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1

QUEBRA-GELO:  OBSTÁCULOS
MATERIAL: Venda nos olhos.
PROCEDIMENTO: Coloque vários obstáculos no meio da sala. Escolha uma criança. Diga-a que ela terá que atravessar a sala, com os olhos vendados, sem tropeçar nos obstáculos. Com certeza ela vai achar que é difícil. Mas diga, que ela não irá sozinha porque você vai ajudá-la a desviar dos obstáculos, segurando a sua mão. Assim dá para conseguir, não é mesmo?  
MORAL: Nós passamos por vários problemas na nossa vida, mas não estamos sozinhos, Deus está sempre conosco! 

OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.

LOUVOR:  1.“Os Amigos de Daniel (Radicais Kids)

ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças que confiam na proteção de Deus e nunca adoram ídolos falsos.

REVISÃO: (Revisão da Lição Passada – o melhor é mostrar os pontos escritos, na tela da TV ou do note book. Melhora a memorização.) Bem crianças, o que aprendemos com a segunda lição de Daniel: “Daniel na Cova dos Leões”? Aprendemos que: 1) QUEM TEM FÉ NÃO PÁRA DE ORAR  2) FÉ É TER CERTEZA QUE DEUS NÃO VAI FALHAR  3) SUA FÉ PODE CRESCER!

CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Vídeo You tobe – Midinho em “Daniel e a Estátua de Ouro”
Material: Baixar o vídeo do You Tube 

1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais algumas verdades sobre o profeta Daniel.

2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê) -  a BÍBLIA GIGANTE está na sala de material KIDS!

TEXTO BÍBLICO: DANIEL 3
O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro e ordenou que todos a adorassem. Quem não se ajoelhasse e não adorasse a estátua seria jogado numa fornalha acesa. Os amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não adoravam a estátua. O rei ficou furioso e mandou chamá-los e lhes disse: Se não se ajoelharem diante da estátua, vocês serão jogados na fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar? Eles responderam: Ó rei, nós não vamos nos ajoelhar. O nosso Deus, a quem adoramos, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder. O rei mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais. Os três jovens foram amarrados e jogados na fornalha. As labaredas mataram os soldados. De repente, o rei se levantou e perguntou aos seus conselheiros: Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? Sim, senhor! Responderam eles. Então por que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? Perguntou o rei. Então, o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí! Os três saíram da fornalha e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça. As suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Eles não cumpriram a minha ordem, pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes no reino.      

APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  

***Faça slides (para a TV), ou cartazes (não só com texto) com desenhos bem coloridos e o tema (cada ponto) para auxiliar no visual da aplicação.

Agora, em que essa lição de Daniel pode nos ajudar na nossa vida hoje? Podemos aprender com Daniel que:

1) CONFIAR É SABER QUE DEUS É MAIS PODEROSO DO QUE TUDO! O rei queria obrigar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a adorar um deus falso. Se eles ajoelhassem diante da estátua, eles estariam negando a sua fé no Deus verdadeiro. Eles decidiram confiar em Deus. Você não precisa ficar preocupado com nada, porque se você confiar em Deus, Ele vai ajudá-lo, da mesma maneira que ajudou os amigos de Daniel. O que está acontecendo na sua vida hoje, que é muito maior do que você? Alguma doença na sua vida ou na sua família? Separação dos seus pais? Notas baixas na escola? Rejeição dos amigos? Solidão? Depressão? Falta de alegria de viver? Ódio por alguém? Mágoa por alguém que falou coisa feia pra você? Pensamentos ruins? Pesadelos? Medo de morrer? Violência na casa onde você mora? Tudo isso pode ser maior do que você, mas não é maior que Deus!     Confie em Deus assim como os 3 amigos de Daniel confiaram!

2) CONFIAR É ACREDITAR QUE DEUS PODE PROTEGER VOCÊ: Deus se importa com você. A Bíblia diz que Deus sabe até quantos fios de cabelo tem na sua cabeça (Lucas 12:6). Se Deus se preocupa em contar os cabelos de sua cabeça, será que Ele vai esquecer as coisas mais importantes da sua vida? Com certeza, não. Você deve colocar a confiança em Deus. Deus guardou a vida de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Será que Deus vai guardar você também? Sim, Ele vai!   

3) DEUS REJEITA AQUELES QUE NÃO O RESPEITAM: Deus não quer que ninguém sofra. Mas, aquelas pessoas que tratam mal os filhos de Deus, não têm proteção de Deus nas suas vidas. Vamos ver o que aconteceu com eles?

·       Os ministros do rei que acusaram Daniel de orar: O rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado Daniel e foram jogados na cova dos leões.

·       Os homens que jogaram os amigos de Daniel na fornalha de fogo: As labaredas de fogo mataram os homens que jogaram os três jovens lá dentro.

·       O rei que mandou jogar sadraque, mesaque e abede-nego na fornalha: Daniel disse que o sonho que o rei teve significa que ele iria se transformar num animal e viver no meio de animais até ele se arrepender de todo mal que fez.

4) DEUS ABENÇOA AQUELES QUE CONFIAM NELE: Daniel foi fiel a Deus mesmo diante de uma sentença de morte e Deus lhe abençoou. Seus amigos também confiaram em Deus. Eles preferiam morrer a negar a sua fé em Deus, adorando imagens, estátuas e ídolos. Porque eles foram fiéis a Deus, mesmo na hora do perigo, Deus fez deles homens muito importantes no reino. Quando você é fiel a Deus, Ele não apenas protege você, mas lhe dá o melhor. Você não precisa brigar com outros para ter as coisas, você só precisa confiar em Deus e dar testemunho diante das pessoas que você confia n’Ele.

 ACRESCENTAR: Citar a adoração de algumas meninas e meninos ao “ídolo” Justin Bieber. Professoras, aproveite para explorar esse assunto e ministrar ao coração das crianças com o exemplo de outros ídolos mirins.

Crianças adoram, querem vestir igual, gritam histéricas quando os vêem, têm posters grandes no quarto, querem ser iguais a eles...

Ele é um menino que ainda não conhece a Jesus e por isso não é exemplo. As coisas que ele faz (procure saber mais na net), que ele diz, que ele acredita... não são coisas de vencedor nem são da vontade de Deus...

CONTEXTUALIZANDO:

Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos confiar em Deus somente e nunca em ídolos

APELO e ORAÇÃO:

Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre a fé para crer que Deus sempre vai livrar e salvar e proteger a vida deles de qualquer mal. Ministre que eles nunca vão aceitar ídolos na sua vida.

MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Escreva o nome das crianças em papeis e coloque dentro de uma caixa.
Vá tirando os nomes, um de cada vez, e chamando a criança à frente para falar o versículo.
“Tu detestas os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança”.  Salmos 31:6

HORA DE BRINCAR 

NOME DA BRINCADEIRA: LIVRAMENTO DE DEUS
PROCEDIMENTO: Estabeleça um local no centro da sala. Essa parte será representada por um lençol, para o qual as crianças deverão se refugiar embaixo. Diga para elas imitarem estes gestos que você irá dizer: Estátua (fique imóvel); Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (formem grupos de três); Fornalha de fogo (levante os braços e balance bem rápido); Daniel (ajoelhe-se em oração); rei Nabucodonosor (fazer uma saudação com a mão-continência). Uma vez que as crianças estiverem craques nesses comandos, peça a elas que fiquem em círculo. Cite os gestos e os locais aleatoriamente. As crianças deverão fazer primeiro o gesto e depois ir para o centro da sala, debaixo do lençol. Depois elas voltam para o circulo e recomeça a brincadeira. 
MORAL: Não importa qual seja a adversidade, Deus sempre está presente e nos livra do perigo.

BRINDE:
MARCADOR DE LIVRO
Faça um marcador de livro com o versículo=chave (não esqueça do “R”)
Faça o marcador bem bonito (procure modelos na net)
OBS: Professoras, quando entregar o BRINDE, (não entregue sem explicar) mostre o que é, o que foi feito, diga pra que serve, que é um marcador para os livros da escola, para o caderno, a agenda ou para a bíblia.
Diga também que ele serve para que eles vejam o versículo todos os dias e memorizem para falar no domingo que vem.

0 comentários:

Postar um comentário

Brinque com o Dodge!

Brinque comigo...

Faça ARTE!!


Ajude o Mario...

Acerte o passo!